Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Novo secretário promete fim da divisão de presídios por facções no Ceará

Luís Mauro de Albuquerque chegou com discurso forte: “Quem manda é o Estado. Eu não reconheço facção. O preso é o preso, não tem diferenciação perante a lei”

Publicado por Vanessa Moraes
há 5 anos

Com o propósito de garantir a segurança prisional no Ceará, o secretário da recém-criada Administração Penitenciária, Luís Mauro Albuquerque, promete novos procedimentos na rotina prisional, extinção da presença de celulares e não reconhecimento a facções criminosas, inclusive com a separação de detentos por filiação a grupos.

O secretário, juntamente com outros 19 titulares, tomou posse em solenidade de posse do secretariado na tarde da terça-feira (1º), no Palácio da Abolição. Em entrevista, ele destacou que o objetivo é tornar as cadeias mais seguras e proporcionar capacitação e ressocialização aos presos.

“É inédito e estamos vislumbrando isso. No decorrer dos anos, todo interno que entrar no sistema penitenciário vai sair com uma profissão. Com isso, haverá um ganho social”, ressalta o policial civil de carreira.

Bloqueadores de celular

Questionado sobre a instalação de bloqueadores entorno dos presídios, o secretário disse que o recurso não é prioridade. “Nossa prioridade é implementar procedimentos para que o celular não entre”, destacou.

Segundo ele, devem ser reforçados procedimentos de revista, tecnologias, uso de scanners e outros reforços para impedir a entrada de aparelhos.

Luís Mauro Albuquerque atuou no Ceará em 2016, na última grande rebelião nos presídios. “Passei quase seis meses aqui, não vejo essas dificuldades todas, é muito trabalho que deve ser feito. É um desafio bem interessante. A gente vai vencer com trabalho, procedimento e cumprimento da lei”, pontou.

Nova gestão

A criação de uma secretaria específica para o sistema penitenciário, antes ligado à Secretaria da Justiça, mostra a intenção do Governo de, pelo menos, estabelecer um novo trato com a segurança pública. Ao tomar posse no 2º mandato, o governador Camilo Santana (PT) destacou a criação da secretaria como peça-chave da nova gestão.

“Enxergo que é fundamental, nesse momento, o sistema penitenciário. Priorizei criar uma secretaria exclusiva para o sistema prisional, trouxe um grande profissional, e não tenho dúvida de que, agindo nesse setor, vamos contribuir muito, indiretamente, com a questão da segurança nas ruas do Ceará”, afirmou o governador em coletiva de imprensa.

Luís Mauro é policial civil do Distrito Federal, foi fundador da Diretoria Penitenciária de Operações Especiais (DPOE) do DF, onde foi diretor por 15 anos, de 2000 a 2015. Criou a doutrina de Intervenção Penitenciária e procedimentos de segurança, alguns adotados pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen). Também foi idealizador e coordenador da Força de Intervenção Penitenciária Integrada (Fipi) que atuou no Ceará.

  • Publicações19
  • Seguidores22
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações339
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/novo-secretario-promete-fim-da-divisao-de-presidios-por-faccoes-no-ceara/661880360

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Pelo currículo, demonstra ter conhecimentos sobre presídios e presos, mas só isso não basta. Presídios com superlotação e, não há perspectiva da construção de novos (verbas), crime organizado (PCC e outros) que MANDA dentro dos presídios e, se tem a intenção de colocar presos para aprender algo (trabalho), terá que haver espaço e novo presídio mais adequado. Se não colocar bloqueador de celulares, não resolverá, pois entrará de um jeito ou de outro, tenho certeza. Se o governador der todo apoio necessário, pode sim haver melhoras no sistema prisional daquele Estado. continuar lendo